SOBRE A ELEVELIFE
MEUS PEDIDOS MEU PERFIL
14 de fevereiro de 2022

Conheça 5 Alimentos Para Combater A Anemia

Conheça 5 Alimentos Para Combater A Anemia

Você sabia que existem alguns alimentos para combater a anemia? Isso mesmo. Alimentos ricos em ferro são super indicados para uma dieta focada em tratar a doença. 

Isso porque a sua causa é, justamente, a deficiência nos níveis de hemoglobina no organismo, e o ferro é um mineral essencial na formação desse componente dos glóbulos vermelhos.

Portanto, tratá-la por meio de alguns ajustes e inserções de determinados nutrientes na dieta, incluindo alimentos que contenham esse mineral, é o caminho ideal.

Neste artigo, vamos conhecer quais são esses alimentos e como cada um deles contribui para uma dieta saudável e adequada para combater essa doença. Confira!

Quais são os sintomas da anemia?

Antes de falarmos, de fato, sobre os alimentos para combater a anemia, é importante trazer quais são alguns dos sintomas que essa doença causa:

  • cansaço excessivo;
  • falta de ar;
  • náuseas;
  • fraqueza;
  • palidez;
  • queda de cabelo.

Lembrando que, em casos de identificação com os sintomas e suspeitas da doença, é indicado consultar um médico especialista para realizar exames e garantir todos os direcionamentos adequados.

Agora, vamos conferir quais são os alimentos ricos em ferro mais indicados para você montar a sua dieta orientada para o combate da anemia.

5 alimentos para combater a anemia  

Como vimos neste artigo, os alimentos para combater a anemia são aqueles ricos em ferro, já que esse mineral é fundamental no processo de formação da proteína (hemoglobina) responsável pelo transporte do oxigênio no corpo.

Veja, a seguir, cinco indicações para adicionar à sua dieta:

1. Carnes 

As carnes vermelhas são alimentos com um alto nível de ferro em sua composição, porém, se consumidas diariamente podem aumentar os riscos no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial.

Portanto, é indicado o consumo entre dois e três dias por semana e revezar com o consumo de carnes brancas, que também são excelentes fontes desse nutriente, apesar de serem em menor quantidade.

2. Feijão preto e grão-de-bico 

Você já reparou que em dietas recomendadas para pessoas vegetarianas e veganas sempre encontramos o grão-de-bico?

Isso acontece porque é preciso repor a falta do ferro no organismo. Afinal, as carnes não fazem parte da alimentação vegetariana e vegana, sendo necessário encontrar alternativas que contenham esse nutriente tão importante. O feijão e o grão-de-bico são bastante indicados para isso.

Mas, independentemente de você ser vegetariano, vegano ou nenhuma das opções, esses dois alimentos precisam estar incluídos nas suas refeições para evitar a anemia.

3. Pão integral 

O pão integral oferece diversos benefícios à saúde. Ele possui mais fibras, por utilizar farinha integral em sua produção, o que faz com que a digestão ocorra de maneira mais lenta e proporcione aquela sensação de saciedade por mais tempo.

Além disso, esse tem mais ferro do que o pão tradicional. Portanto, a substituição por ele também é indicada para pessoas que estão com anemia.

Para identificar o pão integral, confira seus ingredientes. O primeiro da lista precisa ser “farinha de trigo integral” e não “farinha enriquecida”.

4. Vegetais (verde-escuro) 

Os vegetais de cor verde-escuro, como couve, rúcula e espinafre, são excelentes alimentos para combater a anemia. Isso porque, além de serem ricos vitaminas e nutrientes essenciais no organismo, eles também possuem a clorofila, que contribui para a absorção de ferro e, consequentemente, reduz o risco da doença.

5. Frutas com vitamina C

Como vimos, a clorofila é uma auxiliadora na absorção de ferro. Mas ela não é a única. A vitamina C também conta com essa função.

Então, temos mais algumas indicações para você adicionar na sua listinha de alimentos para combater a anemia. São elas:

  • laranja;
  • limão;
  • abacaxi;
  • morango;
  • mamão.

Você pode escolher a forma de consumo: temperar sua salada com limão, tomar um suco de laranja junto com seu almoço ou comer alguns morangos após a refeição. O importante é manter sua dieta sempre com alguma dessas opções para ajudar a potencializar a absorção do ferro de outros alimentos.

Dica extra: suplementos alimentares

Além de inserir determinados tipos de alimentos na sua rotina, existem alguns suplementos alimentares que também contribuem para melhorar a qualidade de vida e evitar problemas de saúde, como é o caso da spirulina.

Ela é uma rica fonte de nutrientes, como o ferro, e contribui para aumentar o nível dele no organismo, evitando a anemia. Além disso, possui uma alta concentração de vitaminas e é 100% vegano.

Como você viu, é extremamente importante manter uma dieta rica com este nutriente para que os níveis de hemoglobina no organismo estejam sempre adequados. Você pode consultar o seu nutricionista e pedir mais indicações de alimentos para combater a anemia, além dos que nós trouxemos neste artigo.

E para manter a qualidade da sua dieta sempre em dia, leia também este artigo sobre alimentação saudável.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *