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16 de março de 2022

5 Alimentos Que Aumentam a Imunidade

Existem várias boas práticas que contribuem para manter a saúde sempre em dia. Fazer exercícios e ingerir alimentos que aumentam a imunidade são as principais. 

Para você que está querendo fortalecer as suas defesas naturais, é importante olhar para a sua dieta e entender se ela garante todos os nutrientes que o seu organismo precisa.

Afinal, existem alimentos que ajudam a proteger o organismo de infecções bacterianas, fúngicas ou virais e a reduzir processos inflamatórios.

Quer saber como melhorar a sua alimentação para dar uma forcinha para a sua saúde? Continue a leitura.

5 alimentos que aumentam a imunidade 

Confira quais são os cinco principais alimentos que aumentam a imunidade e contribuem para uma saúde de qualidade.

 1. Frutas cítricas

Entre os alimentos que aumentam a imunidade, temos as frutas cítricas. As mais conhecidas, principalmente por serem auxiliares no combate aos resfriados, são os limões e as laranjas, mas existem outras frutas que também se encaixam nessa categoria, como:

  • abacaxi;
  • tangerina;
  • kiwi;
  • acerola;
  • pêssego;
  • morango.

Elas são ricas em vitamina C, possuem substâncias anti-inflamatórias e têm um papel antioxidante, fatores importantes para reforçar as defesas naturais do organismo. 

Além disso, os efeitos antioxidantes também contribuem para pele e cabelos mais saudáveis. Afinal, ajudam no combate ao excesso de radicais livres que prejudicam as células do corpo, incluindo as que são encontradas nos fios.

2. Leguminosas

As leguminosas também estão na lista dos alimentos que aumentam a imunidade. Elas contam com um alto nível de zinco, nutriente que contribui para o combate de gripes e resfriados e aumenta a força do sistema de defesa do organismo.

Alguns alimentos dessa categoria são:

  • feijão;
  • lentilha;
  • grão-de-bico;
  • ervilha;
  • soja.

3. Oleaginosas 

As oleaginosas são proteínas vegetais ricas em nutrientes importantes para fortalecer a imunidade. Elas são fontes de antioxidantes, como a vitamina E, que combate o excesso de radicais livres do organismo. 

Alguns exemplos de oleaginosas que você pode incluir na sua dieta são:

  • castanhas;
  • nozes;
  • amêndoas;
  • avelã;
  • macadâmia.

4. Salmão 

O salmão também pode ser adicionado na dieta de quem procura por alimentos que aumentam a imunidade, afinal, ele é rico em vitaminas e minerais que oferecem muitos benefícios para a saúde. 

Ele é um excelente antioxidante, ideal para combater o excesso dos radicais livres do organismo. Além disso, o alto nível de ômega 3 em sua composição faz com que esse alimento atue como anti-inflamatório e deixa o corpo menos suscetível a doenças, como as gripes e os resfriados.

O salmão ainda conta com a presença de vitamina A e D, que contribuem para peles e cabelos ainda mais saudáveis e bonitos.

5. Alho 

O alho é um dos queridinhos da cozinha brasileira e não pode ficar de fora dos temperos de diversos pratos. Mas, além do sabor, esse alimento possui outros benefícios essenciais para a saúde, como o aumento das defesas do organismo.

Ele é rico em vitaminas A, C, E e do complexo B, que atuam como antioxidantes e servem como estimulantes para fortalecer o sistema imunológico e prevenir gripes, resfriados e infecções.

Sua composição de nutrientes proporciona diversos efeitos positivos para o corpo, como:

  • anti-inflamatório;
  • anti-bacteriano;
  • antiviral.

Suplementos alimentares que fortalecem a imunidade 

Além de todos os alimentos que aumentam a imunidade citados ao longo do artigo, temos alguns suplementos que também atuam como um fortalecedor do sistema imunológico. Confira detalhes sobre eles:

1. Spirulina

A Spirulina é um suplemento nutricional obtido a partir de cianobactérias, também conhecidas como “algas azuis”. Ela possui diversos benefícios, como:

  • reforça a imunidade;
  • tem propriedades anti-inflamatórias;
  • atua como antioxidante;
  • multiplica as células de defesa do organismo;
  • induz a produção de anticorpos.

2. Chlorella 

A Chlorella é uma microalga verde rica em diversos nutrientes essenciais para o organismo e é muito consumida em forma de suplemento em cápsula. Alguns dos elementos em sua composição são:

  • proteínas;
  • ferro;
  • vitamina C;
  • ômega 3.

Confira alguns benefícios da microalga para a saúde:

  • auxilia no processo de desintoxicação do organismo, ajudando na remoção de metais pesados, como a dioxina;
  • ajuda no controle dos níveis de colesterol, aumentando o HDL (colesterol bom) e diminuindo o LDL (colesterol ruim);
  • contém clorofila, pigmento verde que tem ação antioxidante;
  • contribui para a produção de anticorpos.

Como você viu, existem diversos alimentos que aumentam a imunidade. Além disso, investir em suplementos alimentares, como a Spirulina e a Chlorella também é importante para garantir um sistema imunológico ainda mais forte. Portanto, se você deseja ter uma saúde de qualidade, é essencial adicionar os alimentos dessa lista no seu cardápio.

Gostou do artigo? Então, saiba mais sobre os efeitos positivos da spirulina para emagrecer e saiba como tomar este suplemento. 

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