SOBRE A ELEVELIFE
MEUS PEDIDOS MEU PERFIL
4 de abril de 2022

7 Alimentos Que São Fontes de Proteína

7 Alimentos Que São Fontes de Proteína

Muitas pessoas procuram por alimentos que são fontes de proteína para garantir uma dieta completa e saudável. Afinal, esses nutrientes não são importantes somente para atletas ou pessoas fitness que querem ganhar massa muscular. Ele é indispensável na rotina alimentar de qualquer um, pois traz diversos benefícios e contribui para mais qualidade de vida.

Quer saber mais sobre as proteínas e descobrir quais são os principais alimentos que contém essa substância? Confira neste artigo!

Qual é a importância de consumir alimentos que são fontes de proteína? 

Consumir alimentos que são fontes de proteína é de extrema importância, afinal, é através desse nutriente que o organismo consegue executar diversas funções de maneira eficiente.

Confira alguns benefícios que a proteína oferece:

  1. ajuda na construção da massa muscular;
  2. auxilia o cérebro para garantir que as funções neurológicas funcionem bem;
  3. por ter uma digestão demorada, a proteína contribui para a sensação de saciedade;
  4. contribui para a produção de proteínas de defesa (anticorpos), fortalecendo o sistema imunológico.

Além disso, a falta de proteína na dieta pode causar alguns sintomas bastante desconfortáveis, como:

  • cansaço;
  • queda de cabelo;
  • falta de concentração;
  • diminuição da imunidade.

Quais são os alimentos ricos em proteína?

Existem vários alimentos que são fontes de proteína e devem ser incluídos em uma rotina alimentar saudável. Confira quais são eles:

1. Carne vermelha 

Quando falam em alimentos que são boas fontes de proteína, provavelmente, a primeira coisa que vem na sua cabeça são as carnes vermelhas. Isso porque elas são, de fato, um dos principais alimentos que oferecem esse nutriente.

Porém, é preciso tomar cuidado com as gorduras prejudiciais que podem ser encontradas nessas carnes. Por isso, dê preferência por opções magras.

Além disso, é indicado consumi-la, em média, três vezes por semana e nos outros dias, substituí-la por outras opções de alimentos que também contém a proteína.

2. Frango 

Uma outra opção para garantir alimentos que são fontes de proteína na sua alimentação é o frango. Ele é uma excelente escolha por oferecer altos níveis do nutriente e garantir que o organismo receba a quantidade necessária para trabalhar de maneira eficiente e saudável.

Apesar de poder ser preparado de diferentes maneiras, o mais indicado é o assado ou grelhado. Também é aconselhado optar por frangos sem pele, de preferência o peito da ave.

3. Peixe 

O peixe também é um ótimo alimento para quem deseja garantir bons níveis de proteína no organismo. Ele tem uma quantidade adequada do nutriente e ainda conta com outros benefícios importantes para a saúde, como:

  • tem propriedades antioxidantes;
  • tem propriedades anti-inflamatórias;
  • possui gorduras boas;
  • algumas espécies têm ômega 3, como salmão, atum e sardinha.

E não são somente as carnes que são fontes de proteína. Veja só:

4. Ovo 

O ovo é um alimento bem comum na casa dos brasileiros e também é um alimento rico em proteína. Portanto, se você deseja uma dieta balanceada que proporciona os níveis adequados do nutriente no organismo, essa é uma das opções.

Ele também pode ser preparado de diversas formas, mas as mais indicadas são o ovo pochê, por preservar um grande número de nutrientes durante o preparo e o cozido, por ser feito em água fervente ainda dentro da casca.

5. Leite 

O quinto item dessa lista é o leite. Ele é um alimento que também está dentro da casa de muitos brasileiros e é bastante consumido, principalmente no café da manhã. 

Ele e seus derivados, como iogurtes e queijos, também contém proteínas que contribuem para um bom funcionamento do organismo.

6. Amêndoa  

Uma das características da proteína é proporcionar a sensação de saciedade, e a amêndoa, um alimento que é fonte desse nutriente, é uma excelente opção para incluir na dieta.

Portanto, uma dica é consumir poucas unidades antes de cada refeição para garantir mais saciedade e comer uma quantidade de comida mais adequada no almoço e no jantar.

7. Leguminosas

Por último, mas não menos importante, temos as leguminosas. Elas são as queridinhas dos vegetarianos e veganos e são bastante utilizadas para substituir as carnes na dieta sem deixar de garantir os níveis de proteína essenciais para o organismo.

Algumas opções desses alimentos são: 

  • feijão;
  • grão-de-bico;
  • soja;
  • lentilha;
  • ervilha.

Gostou do artigo? Então, confira também quais são os alimentos que aumentam a imunidade e garanta uma dieta completa e saudável.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *