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28 de fevereiro de 2020

Biotina: para que serve no cabelo e como usar

Você já ouviu falar que a biotina é uma vitamina superindicada para a saúde de unhas e cabelos? Muita gente ainda se pergunta: “biotina: para que serve?” Assim como as outras vitaminas do complexo B, ela auxilia, principalmente, no funcionamento do sistema nervoso.

Além disso, ela regula os níveis de glicose e colesterol no organismo, combate radicais livres e ainda ajuda o corpo a converter os alimentos em energia. Dessa forma, ela auxilia na limpeza do organismo como um todo. Mas e para o cabelo e as unhas, por que ela é tão importante? 

Fique tranquila, pois neste blog vamos te explicar mais sobre a biotina, para que serve, por que ela é importante e como usá-la a favor da saúde de unhas, cabelos e pele. Acompanhe!

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Biotina: para que serve e por que é tão importante para o cabelo? 

Também conhecida como vitamina B7, a biotina é uma das vitaminas do complexo B. Elas são necessárias para diversas funções metabólicas do organismo. Dentre seus principais benefícios, ela contribui para a formação da queratina, que é o principal componente de cabelo, pele e unhas.

Por essa razão, quando nosso corpo está com deficiência de biotina, a pele perde a elasticidade e unhas e cabelos ficam mais fragilizados e quebradiços. Para você entender um pouco mais sobre a importância dessa vitamina para o organismo, vamos te explicar abaixo sobre a biotina: para que serve e muitas outras funções.

#1 Para a saúde do cabelo 

A ausência de biotina pode causar a queda de cabelo e também fazer com que os fios fiquem enfraquecidos. Isso porque alguns estudos demonstram que a biotina favorece a produção de queratina, uma proteína importante para o cabelo. 

Um dos benefícios mais conhecidos da biotina é a capacidade de aumentar o brilho dos fios de cabelo, trazendo volume e evitando as temidas pontas duplas. 

Além disso, acredita-se que essa vitamina também promove o crescimento de fios mais fortes e resistentes, repara a espessura dos fios e previne a queda. Outra função importante dela é garantir a aparência mais bonita e jovem dos cabelos.

Essa vitamina também ajuda a diminuir a caspa, melhora a saúde da pele do couro cabeludo e a circulação sanguínea, além de favorecer a absorção intestinal de outras vitaminas do complexo B. 

#2 Para a saúde das unhas

Uma das principais funções da biotina é ajudar a absorver os nutrientes necessários para a saúde das unhas. É por essa razão que a falta dessa vitamina no organismo pode causar o enfraquecimento das unhas, que podem rachar e quebrar com mais facilidade. 

#3 Para a saúde da pele

Assim como as outras vitaminas do complexo B, a biotina ajuda no metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas. Além disso, ela combate os radicais livres, produzindo um efeito de limpeza no organismo e melhorando a saúde da pele no geral. 

Outra função importante da biotina para a pele é que ela ajuda a reparar as células danificadas, fazendo com que se regenerem e cresçam, recuperando os tecidos do corpo humano. 

A falta de biotina pode fazer com que a pele fique seca, escamosa e com vermelhidão em volta da boca e do nariz. 

Além da pele do rosto, a biotina é capaz de auxiliar no crescimento e na manutenção de outros tecidos corporais, inclusive na reparação dos músculos. De acordo com alguns estudos, essa vitamina trabalha para recuperar a força dos tecidos. Dessa forma, auxilia no crescimento e construção dos músculos.

Já começamos a responder suas dúvidas sobre biotina: para que serve e por que é importante para a saúde? Então, vamos te explicar como deve ser o suplemento de biotina.

O que causa a deficiência de biotina e como suplementá-la?

Antes de correr para a farmácia para comprar um suplemento de biotina, é importante você saber que a deficiência dessa vitamina é muito incomum. Isso porque ela está presente em muitos alimentos. Além disso, não existe uma dose ou mg de biotina recomendados, por isso é importante que a ingestão seja feita com orientações do médico ou nutricionista.

Contudo, quando o organismo está sofrendo com a falta de biotina, alguns sintomas são fraqueza em unhas e cabelos, calvície, pele seca e escamosa. Outras complicações que podem acontecer são conjuntivite, dermatite exfoliativa, dores musculares e lassidão, acompanhada de aumento da glicemia. 

Então, caso você precise suplementá-la, é recomendado que você inclua na dieta alimentos ricos em vitamina B7. São eles: amendoins, nozes, tomate, gema do ovo, cebola, cenoura, couve-flor e amêndoa. A carne vermelha, o leite, as frutas e as sementes também contam com o nutriente. 

Além dos alimentos, também existem shampoos com biotina que podem ajudar a fortalecer as fibras do cabelo e, dessa forma, favorecer o crescimento. 

Apesar de não possuir contraindicação, o excesso de biotina no organismo pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômito, problemas digestivos e até acne. 

Não é incrível saber que apenas um nutriente pode trazer tantos benefícios para a saúde e beleza do corpo? Então, agora que você conhece tudo sobre a biotina, para que serve e por que é importante, comece a inclui-la na sua dieta. Assim, você pode manter a saúde e o bem-estar sempre em dia. 

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