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14 de março de 2022

Como Aumentar a Imunidade? Veja 4 Dicas

Mesmo sem poder ver, o ambiente em que vivemos é repleto de microrganismos como vírus e bactérias. Alguns são importantes para a manutenção da nossa saúde, já outros podem nos fazer mal, por isso, é importante se preocupar em como aumentar a imunidade.

Para te ajudar nessa busca por uma vida mais saudável, trouxemos neste artigo:

  • principais sinais de imunidade baixa;
  • quatro dicas de como aumentar a imunidade.

Boa leitura!

Principais sinais de imunidade baixa

O sistema imunológico é o responsável por proteger o nosso organismo contra agentes que podem causar doenças ou complicações graves, como é o caso do Coronavírus. Mas se a imunidade está baixa, o combate a esses patógenos não é eficiente, e é aí que adoecemos.

Claro que é normal contrair uma gripe ou resfriado vez ou outra, contudo, quando isso se torna frequente é um sinal de alerta. Outro ponto de atenção é quando o corpo demora mais para se recuperar de quadros leves, por exemplo, uma simples inflamação de garganta. 

Além disso, outros indícios que mostram que a sua imunidade está baixa são:

  • amigdalites, aftas e herpes bucal aparecendo frequentemente;
  • palidez, manchas e erupções na pele;
  • inflamações de ouvido;
  • sinais de viroses, como náuseas, vômitos ou diarreia;
  • queda de cabelo;
  • gripes e resfriados mais severos, duradouros e frequentes.

4 dicas de como aumentar a imunidade

A imunidade baixa pode ter vários motivos, sendo interessante procurar um médico para analisar o seu caso com cuidado. Mas as principais causas são:

  • uso de medicamentos imunossupressores;
  • doenças que causam imunodeficiência, como AIDS, lúpus e alguns tipos de câncer;
  • situações de estresse e ansiedade;
  • gestação;
  • má alimentação.

Felizmente, tem como dar uma força para as suas defesas naturais. Confira quatro dicas de como aumentar a imunidade!

1. Coma bem

Ter uma alimentação saudável e balanceada é uma das medidas mais importantes para fortalecer o sistema imunológico. É através dos alimentos que o nosso corpo retira tudo o que precisa para funcionar bem, então, se você não der o que ele precisa, pode começar a aparecer problemas.

Nesse sentido, é muito importante ficar atento para ingerir a quantidade de vitaminas e minerais necessários para o seu organismo.

Para garantir que está comendo todos esses nutrientes, basta olhar para o seu prato. Ele está colorido? Possui frutas, verduras e legumes? Fontes de proteínas e carboidratos? A dica principal aqui é comer comida de verdade, afinal, é disso que o seu corpo precisa.

Não estamos falando que você não pode comer uma besteira de vez em quando, mas a maioria das suas refeições deve ser nutritiva. 

Nem sempre é fácil ter hábitos tão saudáveis assim, ainda mais com a correria da rotina, por isso, em alguns casos, pode ser necessário recorrer aos suplementos alimentares.

2. Movimente-se

A prática regular de atividades físicas não é só para as pessoas que gostam de uma rotina fitness e querem manter o abdômen trincado. Os exercícios estimulam o metabolismo, contribuindo para a produção de anticorpos, moléculas fundamentais para combater microrganismos invasores.

Além disso, mesmo uma caminhada de 30 minutos, já estimula a liberação de endorfina que ajuda a controlar o estresse, assunto da nossa próxima dica!

3. Relaxe

Tarefas de casa, cobranças no trabalho, trânsito caótico, lição de casa dos filhos. Esses são apenas alguns desafios que as mulheres modernas enfrentam diariamente. Não é fácil se manter tranquila e relaxada assim, a gente entende.

Mas lidar com tantos problemas ao mesmo tempo não faz bem para a sua saúde, e você precisa priorizar isso acima de tudo! Caso contrário, como vai poder ajudar aqueles que ama e ter um bom desempenho no emprego?

Por isso, tente arrumar formas de lidar com o estresse. Pode ser separando um tempo para meditar ou fazer uma aula de yoga, procurar atendimento psicoterapêutico, delegar algumas funções para o seu companheiro ou outras pessoas da sua rede de apoio e por aí vai.

O importante aqui é não deixar a sua saúde mental em segundo plano, porque isso além de causar problemas como ansiedade e depressão, também prejudica a sua saúde física, provocando a imunidade baixa.

4. Hidrate-se

As pessoas subestimam o poder de beber água, por isso, não poderíamos deixar de colocar essa dica na nossa lista de como aumentar a imunidade. 

Só para você compreender a importância desse líquido maravilhoso, o ser humano pode ficar semanas sem se alimentar, mas morre cerca de três a cinco dias sem se hidratar. A água é fundamental para que todas as reações químicas importantes do nosso organismo possam acontecer. 

É difícil estimar uma quantidade certa para beber por dia, porque isso depende se você praticou alguma atividade física, se o dia está quente, dentre vários fatores. O ideal é sempre olhar a cor da urina, que deve estar sempre clarinha.

Sede também não é um bom sinal, pois mostra que você está bebendo pouca água. Os médicos recomendam beber 35 mililitros por quilo, então, se você pesa 70 quilos, precisaria de cerca de 2,4 litros por dia.

Além dessas dicas, existem outros alimentos que ajudam em casos de imunidade baixa. Confira também o artigo sobre os benefícios da maca peruana!

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