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14 de dezembro de 2021

Deficiência de Vitamina D — 5 Sinais Do Seu Corpo E Como Recuperá-la

A deficiência de vitamina D ou vitamina do sol, como é conhecida popularmente, é um problema que afeta muitas pessoas, prejudicando tanto a saúde mental quanto a saúde física. 

Existem vários sinais que o corpo dá quando o nível da vitamina está baixo no organismo. Portanto, é preciso ficar sempre atento a eles para garantir uma vida saudável e de qualidade.

Continue a leitura para conhecer os cinco sinais que seu corpo mostra quando está faltando a quantidade necessária de vitamina D e quais medidas podem ser tomadas para evitar o problema.

6 sinais de deficiência de vitamina D

A vitamina D é de extrema importância para evitar diversos problemas que atrapalham o bem-estar e a qualidade de vida. Ela contribui para melhorar a disposição e garantir que seu organismo funcione da maneira correta. 

Por isso, é fundamental ficar atento aos sinais de deficiência desse nutriente que seu corpo pode apresentar. Conheça quais são eles:

1. Enfraquecimento do sistema imunológico

Uma das principais funções da vitamina D é manter nossa imunidade alta. Quando ela está em baixa quantidade no organismo, o sistema imunológico enfraquece e abre portas para gripes e resfriados.

2. Redução no controle do humor

A falta de vitamina D deixa nosso organismo mais vulnerável a algumas doenças, como ansiedade e depressão. Isso acontece porque ela tem grande influência na produção de serotonina, o neurotransmissor responsável por controlar nosso humor.

Com a deficiência de vitamina D, nosso corpo produz em menores quantidades, prejudicando o controle das emoções e abrindo espaço para o surgimento de problemas relacionados a isso.

3. Surgimento de dores musculares e nos ossos

Não é só a saúde mental que é prejudicada. A falta de vitamina D também afeta nossa saúde física. 

Quando temos uma quantidade em níveis menores do que o necessário para que o organismo funcione de maneira adequada, podem surgir desconfortos e dores na estrutura óssea, nas articulações e também nos músculos.

Isso acontece porque muitas vezes o corpo precisa de cálcio para outras partes do corpo, retirando esse mineral dos ossos e, consequentemente, enfraquecendo-os.

4. Diminuição da saúde estética

A parte estética também é afetada pela ausência de vitamina D. Quando seu corpo não absorve a quantidade suficiente desse nutriente, alguns aspectos são prejudicados, podendo causar:

  • queda de cabelo. A vitamina D estimula o crescimento de folículos capilares, portanto, quanto menor o nível no organismo, maiores são as chances do surgimento desse problema;
  • enfraquecimento das unhas;
  • surgimento de acnes, rugas e linhas de expressão.

5. Redução de energia

A falta de energia e o cansaço excessivo também são sinais que seu corpo necessita de vitamina D. 

A deficiência da vitamina no organismo causa muita sonolência ao longo do dia e prejudica o ânimo até mesmo para a realização de atividades simples do dia a dia.

Isso acontece devido ao baixo nível de serotonina que é produzida através desse nutriente.

Como evitar a deficiência de vitamina D no organismo?

Agora que você já conhece os principais sinais da deficiência de vitamina D, é importante ficar atento. Se você perceber que se identifica com algum, é essencial consultar um especialista para realizar os exames e, se necessário, fazer o tratamento adequado.

Existem três fatores que vão te ajudar a evitar a carência desse nutriente:

Luz solar

A principal fonte de vitamina D é a luz solar. Ela é uma opção natural e simples para você absorver a quantidade necessária para o bom funcionamento do seu organismo e garantir mais qualidade de vida.

Mas atenção! Você não precisa passar horas exposto ao sol. Para garantir a dose diária ideal, é indicado separar somente alguns minutos por dia. Pessoas de pele clara precisam de cerca de 15 minutos, já para quem tem pele morena ou negra, é necessário aproximadamente 30 minutos.

Além disso, é indicado que isso seja feito em horários antes das 10h ou após as 16h. Isso porque nesse período os raios solares são mais fracos e evitam o surgimento de doenças como o câncer de pele.

Alimentação adequada

Uma alimentação saudável composta por alimentos ricos em vitamina D é essencial para evitar os problemas citados anteriormente. Confira algumas opções para você incluir na sua dieta:

  • leite;
  • ovos;
  • atum;
  • salmão;
  • sardinha;
  • queijo.

A vitamina é encontrada somente em alimentos de origem animal, portanto, para pessoas veganas, além da exposição adequada ao sol, é necessário o consumo de suplementos alimentares para garantir uma dieta balanceada.

Além disso, é recomendado consultar um nutricionista para ele fazer as orientações e recomendações mais alinhadas com as necessidades do seu organismo.

Vitamina D da Eleve Life

Os suplementos alimentares também são fontes ricas em nutrientes que nosso corpo não consegue produzir naturalmente na quantidade necessária. E a vitamina D da Eleve Life é o produto ideal. Ela auxilia em vários pontos, como:

  • absorção de cálcio e fósforo;
  • funcionamento do sistema imunológico;
  • funcionamento muscular;
  • manutenção de níveis de cálcio no sangue.

Além disso, ela não contém açúcar nem lactose e conta com uma fórmula livre de glúten. Deve ser consumida uma vez ao dia, diariamente, sempre acompanhado de líquidos para facilitar a ingestão.

Agora que você já conhece os sinais da deficiência de vitamina D e sabe como evitá-los, adquira já a vitamina D da Eleve Life para garantir bem-estar e qualidade de vida e aproveitar cada momento com mais energia.

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