SOBRE A ELEVELIFE
MEUS PEDIDOS MEU PERFIL
25 de novembro de 2021

O Que É Uma Alimentação Saudável? Conheça Os Benefícios

Muito se fala sobre a importância de ter uma alimentação saudável, mas, na prática, o que será que isso quer dizer? Algumas pessoas acreditam que isso significa uma dieta restritiva, sem gorduras e carboidratos, mas neste artigo você irá descobrir que não é bem assim. Saiba mais!

O que é uma alimentação saudável?

Quando se fala em alimentação saudável a primeira imagem que surge na mente das pessoas é um prato repleto de salada. E sim, vegetais são alimentos ricos em nutrientes, que devem estar presentes na dieta de quem deseja cuidar da saúde, mas o conceito de uma alimentação balanceada é bem mais abrangente.

Uma dieta equilibrada é aquela que contempla todas as necessidades nutricionais de uma pessoa ─ e isso também inclui o consumo de gorduras e carboidratos. 

Sendo assim, a variedade é a chave para quem deseja se alimentar melhor, pois a combinação dos nutrientes dentro do  prato é o que irá garantir que você estará consumindo tudo o que precisa.

Dessa forma, para ter uma alimentação saudável é preciso consumir diariamente comida de verdade, como é o caso de:

  • frutas;
  • verduras;
  • legumes;
  • grãos;
  • fontes de proteína animais ou vegetais;
  • gorduras, especialmente as insaturadas;
  • carboidratos, sempre evitando os ultra refinados, como é o caso dos biscoitos.

Além de garantir o consumo desses alimentos é importante não se esquecer de beber bastante água e evitar o abuso de alimentos processados e industrializados. 

Conheça 4 benefícios de uma dieta balanceada

Uma alimentação saudável garante vários benefícios para a saúde geral do corpo, sendo que alguns deles podem ser sentidos no seu dia a dia:

Mais energia e disposição

Toda a energia e disposição que o nosso corpo utiliza para trabalhar, se exercitar e realizar várias outras atividades diárias, é retirada da alimentação, especialmente, dos carboidratos. 

Por isso, cortar esse nutriente da sua dieta precisa ser uma decisão orientada por um nutricionista.

Fortalece a imunidade

A alimentação também fornece ao nosso corpo vários nutrientes que impactam diretamente o nosso sistema imunológico, como é o caso do zinco, um nutriente que está intimamente relacionado à produção de células de defesa do organismo. 

Previne o envelhecimento precoce

O envelhecimento é um processo natural do organismo e ocorre como consequência de vários fatores, um deles é a ação dos radicais livres ─ moléculas que conseguem danificar as células do nosso corpo.

Felizmente, existem várias substâncias antioxidantes presentes nos alimentos, como a vitamina A, C e E, capazes de neutralizar as agressões dos radicais livres.

Pele, cabelo e unhas saudáveis

A nossa pele, cabelo e unhas refletem a saúde do nosso corpo, pois a maior parte dos nutrientes que ingerimos a partir da alimentação são destinados para a construção dessas estruturas.

Contudo, muitas vezes, pela correria da rotina, não conseguimos ter uma alimentação saudável e o nosso corpo começa a dar sinais de que precisamos de uma forcinha. Saiba mais sobre o assunto lendo artigo o que são suplementos alimentares? Conheça os benefícios!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *