SOBRE A ELEVELIFE
MEUS PEDIDOS MEU PERFIL
29 de setembro de 2021

O Que São Vitaminas? Elas Realmente Dão Energia E Disposição?

Você sabe o que são vitaminas? Muito se fala que é preciso ter uma alimentação repleta desses nutrientes para ter um corpo saudável, mas poucas pessoas sabem a real ação delas no organismo. 

Neste artigo iremos falar o que são as vitaminas e discutir se elas realmente dão energia e disposição.

O que são vitaminas?

As vitaminas são substâncias que o nosso corpo precisa consumir em pequenas quantidades, por isso, são chamadas de micronutrientes. Mas não se engane pensando que, por não precisar de altas doses, elas não desempenham um papel importante. Na verdade, sem essas substâncias o nosso corpo não funciona corretamente. 

Elas são reguladores de várias funções metabólicas, como a conversão da energia presente nos alimentos em energia química, ou seja, que as nossas células utilizam nas suas atividades. Portanto, a sua atuação reflete no equilíbrio e na saúde do organismo como um todo.

É importante lembrar que o corpo humano não produz vitaminas, portanto, é preciso ficar atento para incluir esses nutrientes na sua dieta, nas quantidades adequadas. A carência leva a problemas de saúde. 

Um exemplo é a falta de vitamina A que pode levar ao ressecamento da pele, olhos e até cegueira noturna.

Existem algumas delas ─ as chamadas hidrossolúveis, ou seja, solúveis em água ─ que precisam ser consumidas diariamente, pois são eliminadas junto da urina, como é o caso das vitaminas do complexo B e C. O restante é armazenado nas células de gordura, por isso, são conhecidas como lipossolúveis.

Quais os efeitos dessas substâncias na energia e disposição?

Como as vitaminas estão envolvidas em vários processos metabólicos do organismo, muitas delas contribuem sim para dar maior energia e disposição. 

Um exemplo é a vitamina B12. Dentre as várias funções que ela desempenha, uma delas é atuar na produção dos glóbulos vermelhos. Eles transportam oxigênio por todo o corpo, substância necessária para transformar o alimento que ingerimos em energia química para as células, sem essa conversão, elas não funcionam.

A vitamina C também está intimamente relacionada à disposição e energia, pois ela auxilia na absorção de ferro — componente da hemoglobina, uma proteína presente nos glóbulos vermelhos. 

Outro exemplo é a vitamina D, ela regula a absorção de cálcio e fósforo, minerais importantes para várias funções do corpo. Por exemplo, o cálcio está intimamente relacionado à contração muscular, enquanto o fósforo é componente da molécula de energia química do organismo, que nossas células utilizam para funcionar.

A vitamina E também é muito importante para o organismo, devido a sua ação antioxidante e anti-inflamatória combatendo o envelhecimento precoce e garantindo o bom funcionamento do sistema imune, além da saúde da pele e dos cabelos. 

Uma dieta balanceada rica em vitaminas e minerais é fundamental para a saúde e o equilíbrio do corpo, já que todas as atividades fisiológicas estão conectadas. Leia o artigo para saber mais sobre como manter o corpo saudável!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *