SOBRE A ELEVELIFE
MEUS PEDIDOS MEU PERFIL
14 de março de 2022

Para Que Serve A Vitamina B1? Conheça Os Benefícios

Para Que Serve A Vitamina B1? Conheça Os Benefícios

Você sabe para que serve a vitamina B1? Esse nutriente, também conhecido como tiamina, é essencial para garantir o bom funcionamento de vários órgãos, como é o caso do cérebro e do fígado.

Um organismo em equilíbrio é fundamental para conseguir realizar as tarefas do dia a dia com energia e disposição, ter mais longevidade e, claro, ter um corpo bonito e saudável. Por isso, é importante conhecer o papel dos nutrientes e como é possível garantir eles na sua dieta. Para te ajudar com isso, vamos falar no artigo:

  • para que serve a vitamina B1?
  • o que a falta de vitamina B1 pode causar no organismo?
  • como ter a tiamina na sua dieta? Conheça os alimentos ricos em vitamina B1!

Para que serve a vitamina B1?

Muitas pessoas se perguntam para que serve a vitamina B1 e nem desconfiam que esse nutriente está relacionado com diversas funções importantes do corpo humano. 

Uma delas é a quebra das moléculas de glicose e gorduras, auxiliando o organismo a extrair o máximo de energia desses nutrientes. Por estar relacionada a esse metabolismo, a vitamina B1 ajuda a prevenir o acúmulo de lipídios (gordura) no fígado e evita doenças como a hepatite.

A tiamina também está associada com a produção de neurotransmissores — substâncias que transmitem informações de um neurônio para outro ou de um neurônio para um músculo, por exemplo. 

Além disso, a presença desse nutriente na alimentação melhora a função cognitiva e ajuda a evitar processos que podem degenerar os nervos, como ocorre em pessoas com Parkinson ou Alzheimer.

E se você é aquelas pessoas que parecem atrair picadas de mosquitos, saiba que a vitamina B1 pode ser uma aliada no combate a esses ataques. Isso porque ao metabolizar esse nutriente o corpo exala um cheiro desagradável para os insetos. Mas para garantir a máxima proteção é interessante investir também em repelentes.

O que a falta de vitamina B1 pode causar no organismo?

A tiamina é uma das várias vitaminas do complexo B. Muitas pessoas não sabem muito bem para que serve a vitamina B1, o que é perigoso, porque podem não dar atenção a esse nutriente, cuja deficiência pode prejudicar bastante o funcionamento do corpo.

Vários estudos científicos já demonstraram que a deficiência da tiamina pode estar associada ao aparecimento de distúrbios como Alzheimer, ansiedade, depressão, demência e estresse. 

Ainda não está totalmente claro o papel exato da tiamina no sistema nervoso, mas resultados obtidos até agora mostraram que os suplementos alimentares desse nutriente ajudaram a melhorar os casos de depressão.

Em casos de deficiência leve dessa vitamina, também podem acontecer fadiga e cansaço constante. Os quadros mais graves podem evoluir para doenças mais sérias:

  • Encefalopatia de Wernicke: os principais sintomas são diminuição da coordenação motora, confusão mental, paralisia dos olhos, perda de equilíbrio e memória;
  • Síndrome de Wernicke-Korsakoff: as pessoas com essa condição costumam apresentar alucinações, amnésia e perda de memória;
  • Beribéri: pode demorar meses de carência da vitamina B1 para se apresentar e começar com sintomas inespecíficos como fadiga, insônia, cansaço, irritabilidade, evoluir para quadros graves como falta de ar, problemas no coração, sensação de dormência ou formigamento nos membros, problemas no sistema nervoso e mais.

Além da ausência da tiamina na alimentação, existem algumas condições que podem prejudicar a sua absorção, como é o caso do alcoolismo, consumo exagerado de café, problemas gastrointestinais que provocam o vômito frequente e desnutrição. 

Como ter a tiamina na sua dieta? Conheça os alimentos ricos em vitamina B1!

É sabido que boa parte da população mundial não sabe para que serve a vitamina B1 e  não ingere as quantidades recomendadas diariamente. Uma alimentação saudável precisa conter cerca de 1,1 miligramas por dia de vitamina B1. As principais fontes são:

  • levedura de cerveja em pó;
  • gérmen de trigo;
  • semente de girassol;
  • castanha-do-pará;
  • castanha de caju;
  • ovomaltine;
  • amendoim;
  • carne vermelha;
  • ovo de galinha;
  • leite;
  • farinha integral de trigo;
  • aveia.

Além desses alimentos ricos em vitamina B1, também é interessante ressaltar a chlorella como uma ótima fonte desse nutriente, mas não para por aí! Essa alga que possui mais vitamina B12 do que um bife de fígado de boi é vista pelos nutricionistas como um superalimento.

Por ter uma alta capacidade de produção de nutrientes, ela possui todos os 20 aminoácidos, sendo uma ótima fonte de proteína, especialmente para pessoas com dietas veganas e vegetarianas. 

Conheça mais benefícios dessa alga no artigo sobre a chlorella e descubra como ter mais saúde e bem-estar!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *